segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As duas Bíblias

"As duas Bíblias parte01"

Assista o vídeo para entender a postagem...


Esse testemunho por si só já dispensaria a minha postagem. Porém gostaria de ressaltar algumas coisas ditas por Mordechai:


  • A "cultura" nunca poderá se sobrepor à Deus


    Quando ele afirma isso, fala com propriedade afinal não é alguém nascido em lar "cristão", não foi doutrinado sobre o Novo Testamento
    e nem ensinado sobre Jesus Cristo. Para a cultura dos judeus, Jesus foi apenas um rabi comum, um profeta para alguns, mas não o filho de Deus.
    Porém este homem, por algum motivo, não se contentou com o que aprendeu apenas pela sua cultura, mas se auto questionou e ao ler o Novo Testamento, ao invés de encontrar o que a sua cultura dizia se tratar, ele leu ali a continuidade, a realização, a testificação das profecias do profeta Isaías (contidas no Livro de Isaías, no Velho Testamento, ou como ele chama "livro dos judeus" - Torah).

    Reforço minhas palavras em meu primeiro post, onde pontuei algumas bases da fé cristã entre elas, a Bíblia é um livro escrito por vários homens, porém com a mesma linguagem (mesmo que em línguas diferentes tratam da mesma forma o mesmo assunto) e apontam para Jesus Cristo (Yehshua).

    Tanto é verdade que pode ser comprovado lendo o Livro de Isaías que relata o início do Novo Testamento, mesmo tendo sido escrito cerca de 700 a 800 anos antes dos evangelhos de Mt, Mc e Lc.

    Hoje em dia tenho ouvido muitas pessoas que se levantam dizendo que os cristãos invadem e roubam a cultura dos outros povos. Fico um pouco confuso com isso, pois muitos desses os quais eu ouvi eram estudiosos da história da humanidade mas parece não conhecê-la profundamente. Pq fico confuso? Simples... a cultura pode ser vista de duas formas: coletiva e individual. Se falarmos da cultura do coletiva, esta é formada pela história, vivência, crenças, experiências e medos passados de geração em geração (e muitas vezes essa cultura muda mais com os anos do que os cristãos são capazes de mudá-la, é só pensar na dinâmica do telefone sem-fio que todos já devem ter brincado na infância. A troca de informações contadas aumenta um pouco aqui e reduz um pouco ali). E alguém que diz se importar com a figura humana, sua história e sua evolução não poderia nem deveria sobrepor a cultura coletiva à cultura individual. Entenda como cultura individual aquela que se adquire pelas próprias vivências e experiências, pelas suas próprias concepções criadas a partir daquilo que recebeu de informação quer seja pelo que ouve, vê, lê ou sente. Pois se alguém está envolto a uma cultura local, a qual não escolheu pois ninguém escolhe onde nasce, e nem sempre é fácil de mudar para onde gostaria de se viver (ou eu já estaria morando em alguma ilha caribenha). Ou seja, a cultura pessoal não deveria ser esmagada pela cultura de um povo ou nação. E os mesmos que criticam os cristãos destruidores de cultura, não se importam com aquilo que um indivíduo é capaz de aprender e desenvolver além e não aquém de sua cultura.

    Mas como eu disse esse testemunho por si só já dispensaria qualquer comentário (porém sei que algumas pessoas precisam de uma ajudinha pra entender melhor rs), e ele já no começo diz:

    Eu acho isso uma loucura! Pensarem que se pode forçar a cultura sobre Deus

    Deus já estava aqui antes de qualquer cultura humana:
    No princípio criou Deus o céu e a terra.
    E a terra era sem forma e vazia
    Gênesis 1:1,2

    Então não são os cristãos que estão roubando a cultura dos povos, mas os povos tiveram Deus roubado de si por culturas que os afastaram do seu Criador.

    A fé cristã, então, não é sobre roupas, visuais, costumes, gostos regionais, ou seja, cultura.A fé cristã é sobre Um Único e Verdadeiro Deus, que nos criou para nos relacionarmos com ele, porém em dado momento traímos esse relacionamento por nossa escolha e então nos afastamos, e esse Deus em seu imenso amor decide criar um plano para restaurar essa relação e esse "plano" é o assunto central da Bíblia (Novo e Velho Testamentos).

    2 e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe ai sua opinião, pergunta ou sugestão de post