quarta-feira, 19 de agosto de 2015

As duas Bíblias (continuação)

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."
Mt 22:29

  Por muitas vezes ouvi a frase: "futebol, política e religião não se discutem", contudo, ultimamente, tenho um outro entendimento sobre isso.
A minha opinião é que só não se discute aquilo que se desconhece, ou o qual não se tem propriedades para discutir. Partindo deste pressuposto, a grande problemática das discussões sobre "religião", "fé", "doutrina", "salvação", "pecado", "livre arbítrio", "predestinação", e outros, é a falta de conhecimento e algo que costumo chamar de "achismo filosófico da ignorância", ou seja, um discurso simplório sobre suposições criadas do próprio entendimento sem nenhuma base nem científica e nem bíblica, ou pior, uma análise bíblica fora de qualquer hermenêutica.

  No vídeo utilizado na postagem anterior "As duas Bíblias parte01", Mordechai diz que quando criança seus avós (judeus) o haviam ensinado que a "Bíblia" (Novo Testamento) dos gentios (cristãos não-judeus), era um livro sobre perseguição aos judeus. Qual não foi a sua surpresa quando, saindo da ignorância, ao ler o NT viu que na verdade era um livro que contava a história de "um judeu" (J.C.), escrito por outros judeus (Matheus, Marcos, Lucas, João, Paulo...). Além disso, encontrou lá a testificação do que já era revelado no livro de Isaías (no Velho Testamento, ou na Torá).

  Durante os Evangelhos (livros que contam a caminhada de Jesus aqui na terra, Mt, Mc, Lc, Jo), percebe-se que Jesus discutia a cerca da Torá e da "religião" judaica, com fariseus e saduceus (que eram duas correntes de estudiosos da torá, também consideradas como duas seitas judaicas da época).
No capítulo 22 do evangelho de Matheus podemos ler um dos momentos em que, tanto fariseus quanto saduceus, aparecem para colocar Jesus à prova, não no intuito de avalia-lo, mas afim de buscar brechas para acusa-lo.
Os Fariseus:
"Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?"
Mateus 22:15-17
E os Saduceus:
"No mesmo dia chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram,
Dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão.
Ora, houve entre nós sete irmãos; e o primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão.
Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo;
Por fim, depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?"
Mateus 22:23-28

  Observe que as duas "galeras" chegam para discutir assuntos referentes às Leis Judaicas, pois eram conhecedores de tudo o que nelas estava 'escrito'. Gostaria de chamar a atenção do caro leitor para esse simples detalhe: fariseus e saduceus tinham muito conhecimento a cerca das Leis e de toda escritura da Torá ou Torah. No entanto, possuíam uma grande dificuldade em sua interpretação, pois como muitos 'crentes' contemporâneos, eles analisavam as Escrituras de forma particionada e não a entendiam como um todo. Talvez daí venha a dificuldade que, até os dias de hoje, eles possuem em entender o NT como parte da Palavra de Deus.
  Todavia, apesar das más intenções desses camaradas, Jesus primeiro os responde utilizando seu conhecimento, não só 'textual' mas real, das escrituras. (abro esse parênteses para vos lembrar que JC além de carpinteiro era rabi, ou seja, mestre no conhecimento da Torá.)
Preste atenção nas respostas de Jesus, que culminam com um suave puxão de orelhas quanto à não CONHECEREM as Escrituras:
Aos Fariseus:
"Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram."
Mateus 22:18-22
Aos Saduceus:
"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina."
Mateus 22:29-33
  Concluo esta postagem afirmando que, mesmo que a fé seja "o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem", a nossa fé pode e deve ser sustentada na Palavra de Deus, a Bíblia, de forma completa (Novo e Velho Testamentos). Afinal o próprio Jesus vivia, discursava, ensinava e debatia sobre Ela, a fim de fazer com que o homem compreendesse e se relacionasse com Deus.

"Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;
Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.
E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos."
2 Coríntios 4:1-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe ai sua opinião, pergunta ou sugestão de post